REPORTAGEN DO DIA

REPORTAGEN DO DIA
REPORTAGEN DO DIA

sexta-feira, 15 de março de 2013

Zé Katimba

Zé Katimba é destaque na imprensa paraibana Recepção calorosa emociona o artista

 

Em seu primeiro dia na Paraíba,  regressando após 70 anos, Zé Katimba ao lado de Zenóbio e Léa Toscano, cumpriu uma extensa agenda de compromissos. A chegada do artista, foi destacada nas edições desta quarta-feira (13), do Jornal da Paraíba e do jornal A União. Pela manhã ele foi recebido pelo presidente da Funjope, Maurício Burity. O artista também foi entrevistado nas TVs Cabo Branco e Tambaú, onde ficou visivelmente emocionado, ao agradecer ao prefeito de Guarabira, por ter proporcionado esse retorno à sua terra  natal.
No período da tarde, a presidente da PbTur, Ruth Avelino, também deu boas vindas ao artista guarabirense. Vários compromissos serão cumpridos por Zé Katimba nos próximos dias. Ele será recebido pelo governador Ricardo Coutinho, no Palácio da Redenção. Na próxima sexta-feira (15), estará concedendo entrevista coletiva à imprensa guarabirense às 07 hs da manhã, e à noite irá ao show de Jorge Aragão e Alcione, na Dommus Hall. No sábado (16), vai se apresentar no “Sabadinho Bom” em João Pessoa. Na terça-feira (19), receberá uma homenagem da Câmara Municipal de Guarabira, e na quinta-feira (21), será a atração principal na estréia do projeto musical QTT ( Quinta tem Talento) que será realizado em praça pública pela prefeitura de Guarabira.

 
Origem: 

José Ignácio dos Santos Filho (Guarabira, Paraíba, 1942), antes conhecido como Zé Catimba, e que atualmente grafa seu nome artístico como Zé Katimba, é um compositor de sambas de enredo brasileiro, sendo considerado um dos criadores da versão moderna do gênero musical.[1]
Aos 16 anos, participou da fundação da Imperatriz Leopoldinense, e até hoje faz parte da ala de compositores da agremiação.
Em 2010, foi finalista da disputa interna de samba enredo para o carnaval da escola, em parceria com Armênio Poesia, Freddy Viana e Inácio Rios. Na final, seu samba perdeu para a parceria de Flavinho, Me leva, Gil Branco, Tião Pinheiro e Drummond.

Composições

  • Bandeira da fé (c/ Martinho da Vila)
  • Barra de ouro, barra de rio, barra de saia (c/ Niltinho Tristeza)
  • Conta outra que essa foi boa (c/ David Corrêa, Gabi e Guga)
  • Deixa o coração mandar (c/ Ratinho)
  • Do jeito que o rei mandou (c/ João Nogueira)
  • É preciso amar (c/ João Marques)
  • Além de diversas vitórias em disputas de samba internas da Imperatriz[2]

Bibliografia

  • Zé Katimba - Veja o que o destino reservou pra você, Fernando Paulino, Rio de Janeiro, 2008.[3]

Referências




  1. Dicionário Cravo Albin. Zé Katimba. Samba Rio Carnaval. Imperatriz. Imperatriz.fr - site não oficial da escola, a partir de tudodesamba.com.br. Fundador da Imperatriz vai ganhar biografia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário